Temporada 2016 – Cores e Timbres

O mundo contemporâneo proporciona a cada um de nós atuar como protagonista de nossa história.
A liberdade de pensamento, proclamada no fim do século XVIII com a Revolução Francesa conduz o homem a uma vivência autônoma de estilos de vida cada vez mais diversificados.
É nesta pluralidade que a música e as artes de nosso tempo se recriam a todo instante, colorindo a cena cotidiana e construindo novas sonoridades.
Nossa temporada 2016/17 transforma essas cores cotidianas em música, transitando nos mais diversos estilos: a música erudita de concerto, óperas, música brasileira, cinema, musicais, didáticos, populares, estreias e novas concepções artísticas, “Partimos do todo para chegarmos a todos”.

Felipe Alves
Maestro Titular e Diretor Artístico

Concertos: 13
- 13 cidades distintas; público estimado em 14.700 pessoas
Ensaios abertos: 13
13 cidades distintas; público estimado em 9.100 pessoas
“Pocket Concerts”: 6
6 cidades distintas; público estimado em 7.200 pessoas
“Sinfonias do Riso”: 6
6 cidades distintas; público estimado em 4.200 pessoas
Total de ações: 38
Abrangência: possibilidade para 38 cidades
Estimativa total de público atingido: 35.200 pessoas
Duração da Temporada 16/17: 13 meses (outubro a dezembro de 2016 e de março a dezembro de 2017)
Bolsas de estudos oferecidas durante a Temporada 16/17: 60 bolsas de estudos
Empregos diretos: 12

CONCERTOS DIDÁTICOS
Crianças e adolescentes são convidados a participar ativamente destes concertos, que visam educar estes indivíduos desde cedo para as artes. Os concertos trazem sempre uma temática que é próxima e comum ao público em diferentes faixas etárias.
São abordados de modo lúdico e interativo diversos elementos do universo sinfônico como: principais obras, compositores, instrumentos característicos, dinâmicas e particularidades do ambiente orquestral entre outros.
Além da performance instrumental, a orquestra utiliza também figurinos específicos, performance de bailarinos, atores, convidados e efeitos visuais, tornando o espetáculo ainda mais atrativo e interativo.

SINFONIA DO RISO
A OSJI incentiva a performance voluntária de nossos jovens músicos e professores promovendo apresentações solidárias a públicos especiais em instituições de assistência social, escolas, creches, abrigos, asilos, comunidades rurais, hospitais e colaborando com campanhas e movimentos sociais diversos de interesse e bem comum, proporcionando momentos de grande emoção e alegria entre o público e nossos músicos.

CONCERTOS TEMÁTICOS

CINE IN CONCERT
Cine In Concert em 2014 levou mais de mil pessoas a apreciarem as trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema executadas pela OSJI com a participação de cantores , músicos convidados, narração e projeção de imagens.

ROCK SYMPHONY – UMA HISTÓRIA SOCIAL PARTE II
Dando sequência ao aclamado Rock Symphony, parte I onde levou ao palco os clássicos dos primeiros 30 anos do rock and roll, a OSJI apresenta agora as principais obras e intérpretes do gênero a partir dos anos 80, sempre com muitos solos de guitarra, vocais, narração e projeção de imagens.

A NIGHT ON BROADWAY
A orquestra e cantores solistas trazem ao palco todo o fascínio dos musicais que foram sucesso de bilheteria na broadway. Os concertos contam ainda com narração e projeção de imagens. Os destaques da temporada 2015 ficam para: “O Fantasma da Ópera” e “West Side Story”.

CONCERTOS POPULARES E ENSAIO ABERTO
Nesta série, a OSJI realiza concertos populares e ensaios abertos em locais públicos e espaços alternativos de fácil acesso e grande circulação de pessoas.
A orquestra também, abre suas portas em ensaios mensais para que estudantes das escolas públicas, instituições e toda a comunidade participem como ouvintes dos ensaios regulares do grupo.
O objetivo é popularizar a música sinfônica aproximando-a do cotidiano do público que ainda não tem o hábito de frequentar as tradicionais salas de concerto.
Para tanto, os programas são ecléticos, informativos e muitas vezes a orquestra é acompanhada de grupos e artistas locais, buscando ambientar o público não iniciado, no fascinante universo da música orquestra.

SINFONIA VERDE
Os concertos da Série Sinfonia Verde unem música e educação ambiental. Propõem uma reflexão sobre o homem e a forma como este se relaciona com o meio ambiente.
Através da execução de obras prestigiadas, recursos visuais, narrativa e performance cênica, o público é levado a uma transformação de pensamento e motivado a ações que garantam nossa evolução de modo sustentável.

POCKET CONCERT
Grupos de música de câmara como: quarteto de cordas, quintetos de sopros, quinteto de metais, entre outros, formados pelos jovens músicos da OSJI realizam pequenos concertos de caráter informativo e repertório refinado em diversos espaços culturais. Nestes “pequenos concertos”, são abordadas questões de sustentabilidade que passam despercebidas no dia a dia das pessoas. Ó programa musical é conectado a esses temas, de modo a proporcionar aos ouvintes uma rápida reflexão a cerca de pequenas ações cotidianas que podem contribuir com a preservação do planeta.

CONCERTOS REGULARES
Série onde a música sinfônica é predominante em programas exigentes e performances desafiadoras, abordando as obras consagradas de grandes compositores da música orquestral em diferentes períodos, do barroco a música moderna, abrindo espaço ainda, para solistas renomados e para estreia de novos compositores e novas peças.

CORTINA LÍRICA
Jovens e experientes cantores líricos se apresentam juntos a OSJI tendo como temas óperas consagradas de tradicionais compositores do gênero. O formato das apresentações, com orquestra e cantores no palco, sem figurino operístico, evidência ainda mais as performances.


Democratizando o acesso!

A OSJI tem como prerrogativa a inserção do público na música sinfônica e do estudante no mercado de trabalho, atuando, portanto, tanto em espaços públicos abertos quanto teatros e realizando programas eruditos, populares, temáticos ou até comemorativos. Esta pluralidade é fundamental para o cumprimento desses objetivos.