Voluntariado

Ser voluntário da OSJI – Orquestra Sinfônica Jovem do Interior é doar seu tempo, força de trabalho e talento para nossa causa em prol da música sinfônica e da formação de jovens músicos, contribuindo com a difusão da música e da cultura e assim melhorando a qualidade de vida do coletivo.

A Lei no 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade nao remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituiçao privada de fins nao lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistencia social, inclusive de mutualidade.

Esta lei estabelece que o trabalho voluntário esteja previsto em contrato escrito – o Termo de Adesao que destaca a não existência de vínculo trabalhista no serviço voluntário.

Conheça o texto integral da Lei

O voluntário pode colaborar com a OSJI da seguinte forma:
Realizando açoes individuais – Por exemplo: profissionais liberais (administradores, produtores, publicitários, captadores de recursos, advogados, etc.) seja compartilhando seus conhecimentos ou atuando efetivamente na temporada ou em projetos pontuais, de forma presencial ou remota.

Parcerias

A OSJI acredita que estabelecer parcerias estratégicas possibilita ampliar sua abrangência de atuação, a potencialização de suas ações e redução de custos, o que reflete em uma melhor contrapartida oferecida à sociedade. Acreditamos também que parceiros institucionais agregam valor à nossa instituição, e que a recíproca é verdadeira; Sendo um diferencial relevante em um mercado a cada dia mais dinâmico e competitivo.

Empresas e organizações de segmentos diversos podem constituir parceria com nossa instituição (Produtoras de eventos, empresas de comunicação, assessorias administrativa e/ou financeiras, veículos de comunicação, sindicatos, entidades de classe e associações, etc.).

Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail ou telefone.

Patrocínios e Doações

Quem pode patrocinar a Orquestra Sinfônica Jovem do Interior?
Podem patrocinar a OSJI pessoas físicas e jurídicas (lucro real) contribuintes do imposto de renda – IR (através da Lei Rouanet) e contribuintes de impostos sobre operações relativas a circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços – ICMS (Através do Sistema ProAC – SP). A pessoa física ou jurídica que não se enquadre nos requisitos anteriores também pode realizar doações diretas ao projeto através de depósito em conta corrente. Além disso podemos receber doações diretas ou indiretas (através das leis de incentivo) de equipamentos e instrumentos musicais como forma de contribuição.

Quais são os benefícios fiscais garantidos ao patrocinador?
O patrocinador que fizer aporte(s) como previsto na Lei Rouanet e/ou ProAC ICMS poderá aproveitar-se de isenção fiscal (IR e/ou ICMS), creditando-se do valor integral destinado ao projeto.

Como efetivar o patrocínio à OSJI?
O contribuinte interessado em patrocinar o Projeto OSJI – Orquestra Sinfônica Jovem do Interior através do ProAC – ICMS conta com o apoio de um sistema especialmente desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado de SP para facilitar a participação e imprimir transparência a todo o processo. O acesso ao sistema é disponível a todos os contribuintes a partir do Posto Fiscal Eletrônico – PFE.
Já ao contribuinte interessado em fazer seu investimento através da Lei Rouanet disponibilizamos as orientações divididas entre:

À pessoa física ou jurídica que desejar fazer uma doação direta requisitamos que entre em contato conosco por email ou telefone.

Para mais informações
Baixe nossos manuais do patrocinador: Rouanet e ProAC.

Democratizando o acesso!

A OSJI possibilita que qualquer indivíduo ou organização que se identifique com a causa se torne nosso parceiro, através do voluntariado, doações ou patrocínios diretos, ou aportes financeiros nos moldes das leis de incentivo. Toda forma de assistência é considerada.