Academia de Orquestra

O Projeto da Academia de Orquestra surgiu em meados de 2011, a partir da necessidade de se desenvolver um sistema de educação musical de excelência e qualidade, voltado para o desenvolvimento das capacidades e habilidades de crianças e jovens que disponham de potencial artístico e musical, direcionando-os à profissionalização.

A Academia de Orquestra tem por finalidade promover, na localidade de sua atuação, a capacitação e a profissionalização de jovens músicos para a prática de orquestra, os quais se tornarão aptos a atuar na cena musical, fomentando a produção cultural em diversas comunidades.

Pedagogia Musical

A Academia de Orquestra apresenta-se então como um sistema de ensino baseado na prática, na experimentação; no prazer em aprender, no trabalho em conjunto, na troca de experiências e ajuda mútua de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

“Para haver um, há de haver o outro”, significando que a metodologia adotada enfatiza a responsabilidade de todos com o saber de todos, visto que um necessita do outro para aprender.

Não incentiva a rivalidade entre os indivíduos, mas estimula a superação dos próprios limites, a auto realização, liberdade de expressão e cooperação artística humanitária. Encara a educação, as artes e a música como missão e percurso indispensável para o desenvolvimento integral do homem e da sociedade.

Metodologia da Academia

Prevê antes de qualquer conceito acadêmico e filosófico, o fazer musical como um olhar interno do indivíduo, extraído de sua essência. Onde a aprendizagem se dá através dos sentidos, emoções, instintos, do prazer e da alegria.

Objetiva em sua educação, um amplo entendimento dos conceitos técnicos e teóricos e um respeito interpretativo pela música de cada época. O que por conseqüência formará o aluno autônomo, culto, sensível, crítico e investigativo, pautado também na ética, na criatividade e no entusiasmo. Preparado para as necessidades da música atual e apto a criar novas concepções artísticas com responsabilidade, condição inerente para a evolução humana e para a concretização de um novo mundo.

Democratizando o acesso!

O oferecimento de atividades direcionadas ao aperfeiçoamento artístico e intelectual de jovens promove o fortalecimento das cenas culturais locais, multiplicando as iniciativas. A OSJI crê que esta fase do trabalho social atrai e aglutina a comunidade em torno de um objetivo comum: a formação de cidadãos críticos, engajados e integrados à sociedade.